Immer Treu

Boca Livre!

In Agita Galera! on 05/04/2009 at 01:20

boca-trombone1

Agita Galera! é o espaço para discussões sobre os mais variados assuntos.

É pra botar a “boca no trombone” pessoal!

  1. Olá pessoal!
    Alguém assistiu o programa Globo Reporter do dia 03/04/09?
    O programa falou sobre “Segredos da longevidade”, e mostrou uma senhora de 73 anos, chamada Diva Mayrink, que mora sozinha, e se não estou enganada, em Belo Horizonte. Temos que saber quem ela é! Chamá-la para os Encontros dos Mayrink também.
    Quem quiser ler a reportagem, segue o link:
    http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1072848-16619,00-CONHECA+A+CAPITAL+DA+LONGEVIDADE+EM+SAO+PAULO.html

  2. Vi dois parentes meus na mesma placa : Leopoldino Januário Pereira – tio da minha mãe e Manoel Mayrink Neto – Nelito (falecios ambos), sobrinho do meu pai e pai de Danilo.

  3. Estou em contato com Fred Mayrink, um dos diretores da novela Caminho das Índias. Vamos localizar a Dona Diva em BH.

  4. morei em mayrink sou sobrinho de sonia sinhozao filho de adelina alves do amaral e sobrinho de adao esposo de aparecida amo muito essa cidade qualquer dia voltarei p visita los

  5. Sou de Petrópolis e estou pesquisando qual dos Mayrink construiu ou morou no Palácio Amarelo, que hoje é a sede da Cãmara Municipal da cidade: José Carlos Mayrink (1809/1877) ou seu filho Francisco de Paula Mayrink (1839/1907). O que consta aqui erradamente é José Carlos Mayrink da Silva Ferrão, que morreu no Recife em 1846. A casa foi construída bem depois. Podem me ajudar?

    May-Lin Falconi da Rocha
    Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

  6. May-Lin…bom dia!
    Apesar do tempo bastante escasso, no momento, dei uma rápida olhadinha na “bíblia dos Mayrinks” rsrsrsr. Refiro-me ao livro: “Vida e Obra do Conselheiro Mayrink”, da autoria de Francisco de Paula Mayrink Lessa e publicado em 1975 pela Pongetti. Há algumas informaçãos mais detalhadas sobre o que te interessa nas páginas 28 e 29. Mas toda a primeira parte do livro pode ser interessante para sua compreensão, visto que Mayrinks homônimos “é mato”. Meu pai, por exemplo, também se chama JOSÉ CARLOS MAYRINK… E só de forma muito atravessada tem relação com aquele que te interessa… Se você não conseguir o livro, me dê uns 10 dias e terei tempo hábil para te responder com mais precisão. Resumindo desde já: quem morou em Petrópolis, no que hoje é a sede da Câmara Municipal é JOSÉ CARLOS MAYRINK e não Francisco de Paula Mayrink.Essa propriedade teria sido herdada pela viúva Emília Bernardes Mayrink e vendida em 1891 ao Barão de Guaraciaba, Foi este que, tres anos mais tarde, transferiu a propriedade à Câmara Municipal (sic).
    Espero ter sido de alguma ajuda!
    Abraços!

  7. Gente a informação que tenho é: Jose Carlos Mayrink da Silva Ferrão foi guarda roupa de sua majestade o Imperador entre 1860 a 1865 e depois Veador da Imperatriz.
    Construiu o Palácio Amarelo em Petrópolis em 1850, com a finalidade de ser sua casa de veraneio em Petrópolis. Em 1873, o prédio foi herdado por sua viúva, senhora Maria Emília Bernardes Mayrink.
    Espero ter ajudado.

  8. Bom dia, Marcilia! A quanto tempo! Está me dando um “nó no cérebro” aqui. Temos mais de um José Carlos Mayrink e mais de um Francisco de Paula Mayrink. Que eram, entre si, ou pais e filhos ou tios e sobrinhos.
    May-Lin, querida…Não altere nada sem ter absoluta certeza. Segundo o livro que citei anteriormente (e mesmo com ele nas mãos é confuso para entender!), vejamos:

    JOSÉ CARLOS MAYRINK DA SILVA FERRÃO – filho de Balthazar João Mayrink e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas. Nascido em Ouro Preto, no dia 05-12-1771 e falecido em Petrópolis no dia 15-01-1846. Fundamental na história de Pernambuco, foi também Senador do Império de 1826 à 1846. Teve somente uma filha: Maria Carolina de Seixas Ferrão de Mello.

    JOSÉ CARLOS MAYRINK – filho de Francisco de Paula Mayrink (o coronel), sendo portanto sobrinho do anterior. Nasceu em 06-03-1809 (Rio?) e faleceu em Petrópolis em 01-05-1877. Foi Veador da Imperatriz e, entre seus vários filhos,teve OUTRO José Carlos Mayrink e OUTRO Francisco de Paula Mayrink (o Conselheiro).

    Como você pode notar, May-Lin, todos eles tiveram ligações com o Império e com Petrópolis. Creio eu então que, pelas datas, você terá uma precisão muito maior que pelos nomes,.
    Recentemente publiquei um livro sobre meus antepassados franceses (Dousseau) e, hoje, posso afirmar: se houvesse entre eles esse excesso de homônimos que existe entre os Mayrinks eu provávelmente teria desistido logo de início! rsrsrsr… Abraços!

  9. Olá, pessoal!
    Aqui é mais uma MAIRINK à procura de sua origem. Caso alguém tenha já comprovado a origem dos mayrink s, se vieram mesmo da Holanda ou de outro país da Europa, por gentileza, me informa. Ruth Mairink

Deixe um comentário

